14/03/2016

Uma vida bem sucedida: crer na eficácia do sangue de Jesus (1/9)

Depois de alguns anos sem usar este espaço, retorno na esperança de postar alguma coisa que possa encorajar a você que chegou até esta esquina de comunhão a prosseguir na sua caminhada com o Senhor. 
Dias difíceis e trabalhosos! Precisamos de todo ânimo e forças que vem do alto, do nosso Pai, para seguirmos avante! E necessário é que "consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras" (Hb 10:24). É neste espírito dessa recomendação aos destinatários da carta aos Hebreus que me animo a repartir com você alguns pensamentos, fruto da minha caminhada com o Senhor, os quais julgo serem importantes para uma vida bem sucedida do ponto de vista do reino de Deus.  
O que seguirá, é a transcrição de uma mensagem que compartilhei com um grupo de irmãos, em Minas Gerais. O texto, portanto, mantem muito da oralidade. São nove pontos, ou se preferir, nove princípios básicos do reino de Deus, que apresentarei a seguir. Em cada postagem seguirá um pensamento.  
Desde meus dezoito anos, tive a experiência de ter a certeza da minha salvação, embora desde criança eu já tenha ouvido o Evangelho. Nasci num lar evangélico e meus pais educaram a mim e a meus irmãos segundo o Evangelho. Pela graça de Deus, pudemos ouvi-lo. Eu já tinha o temor de Deus, entretanto, minha convicção de salvação aconteceu realmente quando eu tinha dezoito anos. Desde aquele tempo — agora estou com cinquenta e três anos — tenho aprendido algumas coisas com o Senhor. Pelo muito tropeçar e também pelo muito levantar tenho prosseguido mesmo diante de tantas dificuldades e tantos embates que cada filho de Deus experimenta. E isto é uma benção. É uma graça maravilhosa de Deus eu ter permanecido. Alegro-me com isso.  
Fiquei pensando em alguns pontos que poderiam ser compartilhados com vocês mas que levasse em conta o que aprendi em todos esses anos seguindo ao Senhor. Tenho chegado à conclusão  de que existem alguns princípios básicos num bom caminhar naquilo que é o propósito de Deus para nós. Ou como Paulo expressou em sua segunda carta a Timóteo: “(...) combati o bom combate, completei a carreira (...)” (2Tm 4:7). Paulo apresentou um senso de missão dado pelo Senhor que conservava em seu coração. Paulo afirmara que havia completado aquela carreira que a ele havia sido proposta. E da mesma forma somos exortados, como lemos em Hebreus 12:1: “...corramos com perseverança a carreira que nos está proposta”!  
Pensando nesta carreira que temos que completar e correr, elenquei, baseando-me na minha experiência — creio que muitos compartilhem da mesma experiência ainda que em partes —, os pontos que julgo serem essenciais para a nossa vida. Cada um pode ir diante do Senhor para saber qual deles seguir para ter um bom viver diante dEle e dos homens. Depois de muitos anos, tenho aprendido que, na realidade, as coisas do Evangelho que permanecem em nós e nos trazem vitórias são as simples, aquelas que conhecemos desde que passamos a crer no Senhor. Mesmo com diferentes níveis de profundidade, elas devem nos acompanhar por toda a nossa carreira com o Senhor. 
Com frequência preocupamo-nos com ideias “sublimes” e intelectuais em demasia, imbuídas de maior complexidade e profundidade, mas elas não nos levam a um bom termo nos combates diários. Voltando à simplicidade do Evangelho, encontramos aquilo que de fato nos dá vitória e graça para prosseguirmos.    
Crer na eficácia do sangue de Jesus 
O primeiro ponto é: a eficácia do sangue de Jesus. Talvez este ponto seja muito básico e elementar, mas é algo que me dá toda a tranquilidade para prosseguir. Creio de todo o meu coração na eficácia do sangue de Jesus e, por isso, caminho tranquilo, sem aceitar a acusação de Satanás. Temos, pois, liberdade para entrar no santo dos santos, na presença de Deus, porque o sangue de Jesus é o novo e vivo caminho que Deus consagrou a mim e a cada filho Seu para entrar no Lugar Santíssimo. Este princípio não se limita apenas aos novos na fé, mas se estende também aos mais antigos, além de perdurar para toda a vida. 
Deve haver confiança no sangue de Jesus, pois, por muitas vezes, tropeçamos, pecamos e caímos. Podemos ser renovados e avançar confiados na eficácia do sangue de Jesus, o qual nos purifica de todo pecado e nos dá graça para prosseguirmos. Não pense você que por ter muitos anos na fé poderá esquecer-se desta verdade do valor do sangue de Jesus. Não, esta é a nossa vitória! Leiamos Apocalipse 12:11: “e eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Este trecho é maravilhoso e me emociona, pois me acompanha desde o dia em que conheci a Jesus Cristo e me acompanhará até o dia em que for me encontrar com ele para adorá-lo por tudo o que Ele fez por nós.  
Quem éramos nós ou o que somos nós? Estávamos sem Deus e perdidos neste mundo como pecadores, mas Ele nos amou, e o sangue de Jesus que foi conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, deu-nos a paz. Não pense que toda a sua maturidade na fé poderá isentá-lo deste elemento básico. Portanto, mais uma vez, declaro que creio na eficácia do sangue de Jesus!
Naquele que derramou Seu precioso sangue por amor a você e a mim. 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: